Guia Infantil

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Disciplina e Incentivo

Eu gosto muito do Programa Super Nanny, e acho legal os métodos adotados para disciplinar os pequenos birrentos.
Então resolvi adotar 02 métodos dela, o cantinho da disciplina e o quadro de incentivo.
O primeiro já faz tempo que adotei, desde que a fase das birras começaram e geralmente dá certo, ela vai pro cantinho sempre que chora sem motivo, faz alguma birra e também quando começou a querer mostrar a lingua (ela não mostra mais), ela entende perfeitamente que deve ficar ali até se acalmar o que geralmente ocorre antes dos 03 minutos previstos, daeh ela diz assim: - Mãe, já parei de chorar! Daeh eu digo: - Tá bom, então quando der os 03 minutos vc sai.
Daeh eu vou lá repito o porque ela ficou no cantinho e ela pede desculpa, dou um beijo, um abraço e deixo ela sair.
Lógico que as vezes a coisa fica demais da conta e até comentei em um dos post que durante as minhas férias ela levou umas palmadas, mas daeh foi por conta de birra na rua, que não tinha cantinho pra deixar na hora e perdi a paciência.
Gosto do cantinho porque ela se acalma quando vai pra lá.
O segundo eu adotei faz pouco tempo, acho que acostumei a Nathalia muito mal e sempre levava um presentinho, e quase todas as coisas que ela pedia eu comprava, mas daeh ela começou a ficar demais me pedindo até pra comprar um Tio Zé igual o da amiguinha dela (que tem um tio doente que se chama Zé), uahuahauahuahauahauah, foi pra acabá né!
Como nas minhas férias ela também ficou muuuuuito manhosa eu uni o útil ao agradável, e resolvi fazer um quadro de incentivo, dessa forma ela pensaria antes de fazer muita birra e com seu bom comportamento seria merecedora de escolher um presente e eu deixava de comprar um quase todo dia.
Procurei pra comprar um quadro de incentivo mas não achei, então comprei o material e minha irmã Rafa fez pra mim, ficou bem legal e tá dando certo, ela fica triste quando ganha "uma carinha triste" e está tentando se controlar para ganhar "carinhas felizes".
O quadro de incentivo funciona assim: Fizemos o quadro com uma escadinha e lá no topo um presente, fiz umas carinhas felizes e umas carinhas tristes, se a Nathalia obedece e faz o que peço ela ganha carinha feliz e se faz alguma birra, manha, chora sem motivo, desobedece, me responde, ela ganha carinha triste, no final do dia eu conto junto com ela todas as carinhas, se tiver mais carinha feliz a bonequinha do quadro (que é ela) sobe um degrau, se tiver mais carinha triste a bonequinha desce, se tiver o mesmo tanto de carinha a bonequinha fica no mesmo degrau, e quando a bonequinha chegar lá em cima no topo da escada ela ganha o presente que escolher, que será o Pablo dos Backyardigans (ela já escolheu).
Ela entendeu super bem, e já notei diferença, antes na hora do banho ela não queria entrar, queria brincar mais e depois não queria sair, ganhou uma carinha triste por causa disso, agora ela entra na boa e ainda diz assim: - Mãe eu não chorei, vou ganhar carinha feliz! uahuahauahuahauahauhaua, na hora de escovar os dentes também, antes ela queria escovar sozinha (nessa idade querem fazer tudo sozinhos, um stress) daeh eu deixava com a condição dela deixar eu escovar depois, mas quando chegava a minha vez ela chorava e não queria, daeh eu tinha que brigar até ela deixar, agora não, quando falo que é hora de escovar os dentes ela diz assim: Eu escovo e depois vc né mãe, daeh eu ganho carinha feliz, rs.
Ela já desceu os degraus por 04 vezes, mas nos últimos dias só tem subido porque tem se comportado mais e chorado menos.
Ela tá muito linda, esses dias ela disse assim pra mim: Mãe o Gabriel Kath (amiguinho da creche) bateu na Duda (também amiguinha da creche), daeh a Duda chorou, chorou, chorou, chorou (repetiu tudo isso de chorou), daeh eu abracei ela e disse assim: Não precisa chorar, já passa tá!
Ela é muito carinhosa, muito fofa, e tá super apegada comigo e com o papai, se ela vai na minha mãe sem a gente, é questão de meia hora e minha mãe já tem que trazer ela de volta, minha mãe insiste pra ela dormir na casa dela, mas nem pensar, ela não dorme fora de jeito nenhum.
Ela tá serelepe (nossa que termo antigo, rs) no último, vive com as canelas rochas de tanto se trombar nas coisas e cair, não para de pular um minuto e aprende a virar estrelinha, não, não é cambalhota, é estrelinha mesmo, falo pra ela não fazer porque tenho medo dela machucar as costas, mas vira e mexe tá ela virando estrelinha.
E eu amo, amo, amo, amo, amo, amo, amo, amo, amo, amo, amo, amo cada dia mais a minha pequena, a benção mais linda que Jesus já me deu.
Bjs a todas e bom feriado!!!

17 comentários:

Camilinha disse...

olá,
parabéns eu tbm pretendo adotar esse metodo de ensino! afinal hoje em dia esta tão dificil criar os filhos cm esse mundo sujo e malicioso as crianças já crescem daquele jeito e uma boa educação começa m casa!

bjus

Bárbara disse...

danny!!
só tu mesmo!1
tbm asisti a super nany... tento colocar alguams coisas...tbm tenho esse cantinho.. qdo ponho alissa lá..ela fica;;; EU TENHO MEDO NAO ME DEIXA SOZINHA.. e chora...ai conversamos e tal..explico.. fácil não é não temos q ter PACIENCIA..PACIENCIAAA E MUITA NÃO.
mas vale na hora q ganhamos um EU AMO MUITO VOCÊ... alissa chega assim prá mim..quebra minhas pernasss..
Acho q vou copiar seu quadro pode..?
Acho q alissa vai gostar.. vou pedir prá ela me ajudar a fazer ai vou explicando...
ela é ótima..se comporta bem..mas tem suas birras... me testa de vez em quandoooo
vi hj o post do COCO..rrss aff.. alissa ja não faz mais na roupa..pede prá ir no banheiro.. tanto xixie coco... já tem uns 4 meses... só prá dormir q ainda uso a fralda..agora entrando o calor.. acho q consigo tirar... olha q já tem 1 ano q to nesse processooo

OH DEUS VAI SEMPRE NOS GUIAR PARA SERMOS ÓTIMAS MÃES !!!

BJJ

Priscila disse...

Que legal!! Gostei do quadro de incentivo!!! bjksss

Rafaela disse...

que capricho esses cantinhos, não quer fazer um aqui pra mim?

Maricotas são feras, rs.

Bjus

Maira disse...

Eu sempre assistia a Super Nanny qdo. passava aos domingos, agora faz tempo que n. assito mais; masssss acho muito interessante esses métodos, vou tb. usa-los qdo. chegar a hora da Mirellinha, rsrss.
Beijos

Unknown disse...

Danny, lendo seu post percebi que a Ana é igualzinha!! Quer fazer tudo sozinha, chora pra não entrar no banho e berra pra não sair; quando vê um nenem na televisão ou na rua pergunta se eu vou comprar um neném igualzinho pra ela poder cuidar, posso com isso? Eu também gosto do programa da super nany, mas ainda não apliquei nenhuma das técnicas lá em casa, mas tenho vontade. Nossas filhas são muito lindas não é? E é tanto amor!!! Beijos

Aline e Júlia disse...

eu adoro sa dicas da nany sempre nos ajudam e muito pena que nem sempre me lembro de assistir!
Adorei o quadro do incentivo, é uma ideia muito boia e nesta idade que elas estão entendem td rapidinho mesmo!
humm vou pensar num quadro desse para nós!

um big bjus e parabéns ´pela linda filhota!

Simone - Mariana minha flôr disse...

Adorei o quadro do incentivo, como sempre você é muito criativa.
Nunca tentei os metodos da Super Nani, mais se for preciso vou usar sim, apesar de não ter muita paciência com isso, mais acho válido. Que bom que tá funcionando com a Nathalia.
Beijos

That´s Amore! disse...

Oi querida, obrigada pela visita!!! Adorei o quadro de incentivos, em breve providenciarei um, acho híper válido!!! Com relação ao coco na fralda, acredito que td tem a hora certa. É cansativo, estressante, mas pelo menos ela usa a fralda só para o coco. Vc já tentou incentivá-la a ler enquanto faz? Tem uns livros específicos para isso...se não me engano o nome é coco no trono. Mas, cada criança tem sua hora e é preciso ter calma!!!
Estaremos sempre aqui!
Bjs

Patrícia disse...

Amiga, como ela está inteligente! Já sabe quando faz o que é certo e o que é errado. Também gosto bastante deste programa. Nos ensina tanto.

A Nathália tá linda!

Beijos

Aline e Júlia disse...

Adorei a nova carinha do blog!!!

bjus e bom final de semana

Adriana disse...

Danny!
Pra mudar a carinha do blogger da Giu eu entrei nessa página:
http://layoutparablog.blogspot.com/
No canto direito da página eu escolhi um tipo de layouts (no caso escolhi o floral, que adoro)
Lá o site me deu vários modelos, vc escolhe o que mais gostar e copia o código que tem abaixo, depois que copiar o códico segue a explicação que tem no proprio site "COMO INSTALAR O LAYOUT"
E é isso!
Qualquer coisa pergunta!
bjs e bom finde
Dri

Aline Emi Yamamoto disse...

Nossa, adorei sua experiencia e pretendo pratica-la afinal sou mãe do Pedro de 4 anos e da ALine de 1,4 meses. Você é muito criativa e está de parabéns !! bjs

Anônimo disse...

Adorei esse quadro Danny e acho que vou passar a usar aqui também. bjs

Aline Cristina disse...

Flor achei seu quadro de incentivo o máximo e super criativo, vou adotar! Menina essa fase não é fácil né. Que bom que te encontrei e que elas tem a mesma fase, amei!

bjs,

Danny mãe de Dainara disse...

Pois é xará! Foi aqui q eu vim parar! rsrs Estava buscando no google informações sobre o assunto e veio cair no seu blog. Achei a idéia o máximo!! Na verdade vc foi minha fonte de inspiração! Vc não viu lá os degraus?! rsrs Vamos ver se comigo vai dar certo! Q bom q vc tem uma filha abençada! rs A minha tb é uma benção, mas ainda estou meio sem saber como agir com ela, estou em fase de adaptação em relação ao cantinho, n sei direito qd colocar, pq ela ainda está tão travessa q penso q vou ter q mandar o dia inteiro daí pode não dar resultado, já o quadro do incentivo ta demorando p ela conseguir subir o degrauzinho rsrs. Preciso de ajuda. rsrss, Há desde já te agradeço pelo retorno. rss bjss fica c Deus.

Paula disse...

Danny, recebi no meu email sua postagem, uma coisa que tem dado muito resultado aqui em casa e pedir para a minha filha Aline e pro meu filho me ajudarem nas tarefas de casa, nada pesado, peço para me ajudarem a tirar pó, me ajudarem a secar os talheres coisas assim, digo que se me ajudarem sem reclamar ganham estrelinhas com isso é um empurraozinho a mais para conseguirem subir o degrau.Espero ter te ajudado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...