Guia Infantil

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Vivendo e aprendendo

É maravilhoso acompanhar o desenvolvimento de uma criança, e quando essa criança é nosso filho então, tudo fica muito mais interessante.
Lógico que estamos sempre tentando ensinar muitas coisas a eles, valores que aprendemos, músicas de infância, brincadeiras que já brincamos e ficamos muito orgulhosos em ver que eles aprendem tudo muito rápido.
Fico admirada em ver o quanto a Nathalia se desenvolveu, parece que foi de um dia pro outro, a cada dia ela faz as pronúncias das palavras mais corretamente, conta muitas histórias, conta com riqueza de detalhes como foi o seu dia, as vezes até esqueço que ela tem apenas 02 anos e 04 meses.
A Nathalia já reconhece todas as vogais e também a letra X (de Xuxa, é claro), conta até 15, e sabe "desenhar" a letra A.
Já aprendeu várias coreografias das músicas dos Xuxa só para baixinhos, e muitas falas dos filmes que mais gosta (Crianças Diante do Trono, Shrek, Nemo, Happy Feet,...).
É tão bom ver o quanto nossos pequenos são inteligentes, atentos a tudo, mas fico preocupada com o que ela pode aprender que não seja legal e nem engraçadinho, esses dias ela tava cantando "Quéo, Quéo" (Créu, Créu), fiquei abismada, daeh perguntei onde ela tinha aprendido e ela disse que foi com o amiguinho Luciano, eu disse que essa música é muita feia e que é feio uma menininha tão linda ficar cantando, ela nunca mais cantou.
Seria bom que nossos pequenos aprendessem apenas coisas boas, coisas de criança mesmo, mas não, esse mundo tá aeh oferecendo música ruim, desenho ruim, dança ruim e cabe a nós filtrar tudo que chegam até eles, mas como??? Até quando vamos conseguir manter eles longe da maldade, da malícia e da violência???
Que Deus nos de sabedoria para ensinar sempre o caminho correto para nossos filhos seguirem!

“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.” Pv. 22.6

9 comentários:

Camila Paes disse...

Te confesso que estou no mesmo dilema , não podemos cerca-los o tempo todo , mais tb não podemos deixa-los livres de mais .
Não gosto de brincadeiras de arma e na escola é fogo tem criança criadas de todo jeito , eu brigo com ele falo que o PAPAI DO CÉU se entristesse mais , sei lá .
Obrigada pelo apoio pelas palavras de icentivo
AMO VCS !!!!

Anônimo disse...

Tem coisas que não deixo a Isabela fazer/ver, explico que não pode, mas daí, aparece uma criança da mesma idade dela, fazendo o que eu não deixo ela fazer e ela vê e vem me perguntar, porque mâe? A fulana pode e eu não? Ou ela corrigi a criança dizendo: "mamãe disse que isso não pode!"
Como é díficil né meninas??!!

bjs

Fernanda

Michele Rosa disse...

É difícil ter o controle todo o tempo e acho que os nossos filhos devem passar por estas "misturas de criações" para aprender o que é certo e errado, o que se deve usar ou falar ou não, entendem?!?

Sei lá, sigo minha intuição e acho que tá dando certo com Laís.

Bjosssss e adorei o mail!

Simone - Mariana minha flôr disse...

A sua preocupação é minha tb e acho que de todas nós mães, como é difícil a educação, mais temos que fazer oque achamos que é o correto para eles, com muito amor e tenho certeza que vamos criar pessoas boas.
Beijos e ótimo final de semana.

"E viva o dia das crianças"

Priscila disse...

concordo com vc temos q filtrar mesmo!!! Olha o post lá no blog!!!!bkjass

Mariana disse...

Eu acho q segredo realmente é a do versiculoq colocou no final... se a base for bem solida e bem firmada, pode vir a tempestade q for, nada acontecerá!
Mas hj memso antes de entrar aqui estava pensando qdo ele for maior e se ele decidir fazer alguma coisa q envolva risco... eu ficarei morrendo de medo e pensei se o impediria de sair ou se deixaria e faria mil recomendaçoes e nao iria dormir orando, ate q ele voltasse....aiai....
Na teoria é facil acreditar...mas enfim... a fe sem obras é morta.
tai um bichinho q tem q ter muita fé.... o bichinho "mae"....

bons caminhos para todos nosso filhos

Mari

Patrícia disse...

Amiga, todas passamos pelos mesmo problemas, pelo mesmo dilema. Amamos muito e nos preocupamos muito, mas é normal. E saudável. Temos que compreender que nossos pequenos (as) vão crescer e que não poderemos proteger o tempo todo, logo, temos que dar uma base sólida, desde já. Tenho certeza que vamos conseguir, porque quem tem Deus nunca tá sozinho. Além disso temos umas às outras pra trocar experiências. O que eu acho mais incrível é que temos os mesmos sentimentos.
Sei que estamos dando o melhor de nós. E isso é o que conta.
Bom final de semana!
Beijos

Nina disse...

Oi,

Aceita uma brincadeira?

http://meninadecachos.blogspot.com/2008/10/brincadeira-de-dia-da-criana.html

beijos!

Nina disse...

Oi, Danny!

A brincadeira é esta:

http://meninadecachos.blogspot.com/2008/10/brincadeira-de-dia-da-criana.html

Está no posto "Brincadeira de Dia da Criança" no blog!

beijos!

http://meninadecachos.blogspot.com/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...